Nada foi mais citado na abertura oficial da feira de Hannover do que a energia. O insumo é, hoje, o grande dilema da economia europeia, especialmente da Alemanha. Quando a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022, chegou a se temer escassez para abastecer de empresas a residências no inverno, considerando o bloqueio russo do gasoduto. Isso não ocorreu porque os alemães retrocederam ao retomar o uso de carvão por mais um tempo e por importar petróleo e gás da Noruega, país que, exatamente por esse suporte na hora do sufoco, é o parceiro do evento neste ano.
Isso, porém, inflou o problema do uso de combustível fóssil. Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz defendeu a exploração de campos de gás enquanto, em paralelo, se investe em energia do vento e da água, citando a aposta em hidrogênio.
É oportunidade ao Brasil, país com forte potencial de geração de energia renovável. Há, pelo menos, duas alternativas. Uma delas é atrair partes da cadeia industrial da Europa por ter energia limpa para abastecê-la. O Rio Grande do Sul tem vantagem com a cultura da imigração. A outra é achar uma forma de produzir e exportar o hidrogênio verde, combustível que o Estado também vem querendo ter, mas ainda não avançou.
Guerra no leste europeu
O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, disse que reforçará o apoio à Ucrânia. País tem sido pressionado a usar parte do lucro obtido com a venda de petróleo e gás.
Acordo com Mercosul
Gerente de Relações Internacionais da Fiergs, Luciano D'Andrea destaca, em especial, a presença da presidente da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen, e que sua fala pró-exigências europeias sinaliza uma trava maior ao acordo com o Mercosul, negociado há 20 anos.
* A coluna viajou a Hannover a convite da Fiergs.
Leia o que já foi publicado sobre a feira em Hannover.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna