Quatro grandes investimentos privados estão no radar de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. Em entrevista (acima) ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o prefeito Marcelo Maranata citou a expectativa para que saia em 2024 a licença de instalação que autorizaria a construção de um porto e um estaleiro. Também falou do complexo logístico de R$ 500 milhões que a Lojas Lebes está construindo no local, com previsão de gerar 3 mil empregos e que teve a obra visitada recentemente pela coluna.
Há uma grande expectativa também para a confirmação pela Toyota da ampliação da sua operação na cidade. No seu centro de distribuição, ela nacionaliza caminhonetes importadas da Argentina, já respondendo pela segunda maior arrecadação de tributos do município.
— Estou indo a Brasília conversar com o ministro Paulo Pimenta (da Secretaria de Comunicação da Presidência da República) para nosso posto aduaneiro, que agilizaria a operação de entrada dos carros aqui. A Toyota também se reuniu com o governador e com o vice-governador Gabriel Souza para viabilizar um estímulo para o híbrido, que é a "menina dos olhos" da montadora. Ela deve trazer mais dois carros híbridos produzidos na Argentina para nacionalizar em Guaíba.
Maranata também espera para breve a licença de instalação para construção de uma fábrica de aviões da Aeromot. O terreno selecionado é emblemático, pois foi aquele destinado à Ford, montadora que desistiu do projeto.
— A ideia é, no segundo semestre, já começar a fazer a terraplanagem na área. Falei com o Guilherme (Cunha, presidente da Aeromot) na semana passada. Está tudo dentro do prazo, são muitas exigências, mas o Estado está cumprindo sua parte conosco e nós também. A ideia é, em 2025, entregarmos a primeira aeronave totalmente fabricada em Guaíba: um DA62 — detalha o prefeito, que assumiu recentemente a presidência do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).
O complexo com a fábrica de aviões também terá uma área de montagem de helicóptero em parceria com a Leonardo, empresa da Itália.
Ouça a entrevista na íntegra:
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna