Há 77 anos no mercado, o Grupo Fuga pretende ampliar sua fábrica de biodiesel em Camargo, no norte gaúcho. A intenção é dobrar a capacidade de produção de 500 mil para 1 milhão de litros por dia. Para a obra começar, o projeto ainda precisa de licença ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Investimento e faturamento não são informados.
O biodiesel da fabricante tem na composição 20% de sebo bovino, 15% óleo de frango, 15% de graxa suína e 50% óleo de soja, informa o gerente industrial da Biofuga, Leandro Villa. A unidade gera hoje 95 empregos. Outros 15 novos serão abertos com a expansão, além de mais 50 indiretos.
Outra novidade da empresa é a compra, por R$ 1 milhão, do seu primeiro caminhão movido 100% a biodiesel. O veículo foi encomendado da Scania. Atualmente, a frota da Fuga tem 450 unidades.
A origem do grupo é na indústria de couro. Hoje, atua também em segmentos como agropecuária e logística, além da produção do biodiesel.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novo atacarejo de SC aqui, reforma do Gigantinho, carro elétrico chinês e loja com marcas do Interior
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna