Não é só sobre hidrogênio verde que a comitiva gaúcha tem ouvido aqui no Japão. Na pauta da energia, chama a atenção como o etanol ganha espaço. É, por exemplo, uma aposta da gigante Toyota para ser o biocombustível nos carros híbridos, junto com a eletricidade. É usado até mesmo no saquê, bebida tradicional japonesa. Sim, o saquê, que é feito de arroz, torna-se alcoólico quando adicionado etanol de cana-de-açúcar. Mas os japoneses estão agora também olhando para o etanol de milho.
O embaixador Octávio Côrtes cita ainda os planos do Japão para usar SAF, o querosene renovável de aviação, que não provém de fonte fóssil. Ele é feito de etanol. O país asiático quer produzir no Brasil e importar tanto o SAF pronto quanto o etanol como matéria-prima para produzir aqui o combustível das aeronaves.
Qual a oportunidade do Rio Grande do Sul, já que ele está longe de produzir até mesmo a quantidade de etanol que consome? O Estado tem vários projetos para usinas. Precisa, claro, ter o insumo. A Be8, por exemplo, fará uma fábrica de R$ 1 bilhão no norte gaúcho. A unidade fará etanol de cereais, como o trigo – principal cultura de inverno da agricultura gaúcha – e triticale, um híbrido de trigo e centeio resistente a geadas. O presidente da empresa – que é a maior produtora de biodiesel do Brasil –, Erasmo Carlos Battistella, já tem conversas com companhias japonesas.
No motor do gaúcho
Além de aproveitar a oportunidade do Japão e de outros mercados, o Rio Grande do Sul produzir mais etanol pode fazer os gaúchos voltarem a abastecer o carro flex com o biocombustível. Com o preço do álcool comprado das usinas de São Paulo e o custo logístico para levá-lo às bombas dos postos gaúchos, o desembolso do consumidor não vale a pena em relação à gasolina.
A coluna faz a cobertura da missão gaúcha à Ásia para Rádio Gaúcha, Zero Hora e RBS TV. Acompanhe aqui o que é publicado em GZH.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novo atacarejo de SC aqui, reforma do Gigantinho, carro elétrico chinês e loja com marcas do Interior
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna