O custo do investimento em hidrogênio verde foi a pauta predominante das perguntas dos investidores japoneses na rodada de apresentações do Rio Grande do Sul a empresas aqui em Tóquio. Desde 2022, com as restrições impostas no gás russo, a Europa vem provocando o Brasil a produzir a energia, que pode ser exportada. O Japão também quer, mas o país tem, ainda, tecnologia e "bala na agulha" para aportes financeiros altos.
Como fabricar hidrogênio verde é caro, precisa-se clareza da viabilidade econômica. No caso do Estado, aposta-se ainda nos seus derivados, como amônia verde e metanol verde, usados, respectivamente, nas indústrias de fertilizantes e de biodiesel, em especial.
Pela relevância destes negócios na estratégia do governo do Estado, estão se construindo diversas possibilidades. Nas agendas de hidrogênio verde, estão vários secretários e representantes de órgãos do Estado. O chefe da Casa Civil, Artur Lemos, está na torcida para que o Ministério da Economia do Japão confirme, talvez ainda durante o período da missão na Ásia, a intenção de investir em um "master plan", ou seja, um estudo para projetos desta energia no Rio Grande do Sul, o que daria respaldo aos grandes aportes das empresas. O secretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, já articula um modelo de incentivos, dentro da capacidade e do retorno previsto para a economia gaúcha. O procurador-geral do Estado (PGE), Eduardo Cunha, mostra a flexibilidade para negociar até uma cota de fornecimento por empresas japonesas dependendo de como se formatar um investimento do país asiático no Rio Grande do Sul.
Como disse um consultor de negócios que articula as conexões gaúchas-japoneses: "hidrogênio é a tecnologia-chave para o Japão, mas seus desafios são vários".
A coluna faz a cobertura da missão gaúcha à Ásia para Rádio Gaúcha, Zero Hora e RBS TV. Acompanhe aqui o que é publicado em GZH.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novo atacarejo de SC aqui, reforma do Gigantinho, carro elétrico chinês e loja com marcas do Interior
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna