Um enorme complexo logístico de R$ 500 milhões toma forma na margem da BR-116, em Guaíba. Um pavilhão já está erguido e um segundo começa a aparecer, mas serão sete no total. Na frente, haverá ainda um atacarejo, hotel, posto de gasolina, restaurante e ponto para helicóptero. O projeto do Ellosul foi idealizado pela rede de varejo Lojas Lebes, em parceria com Habitasinos e Grepol, também gaúchas.
São 63 hectares e a área construída dos empreendimentos vai superar 300 mil metros quadrados. O terreno já era da Lebes há bastante tempo e a empresa começou a executar a ideia há três anos. A rede, que está com 350 lojas, ocupará o primeiro pavilhão, para onde vai transferir a operação do centro de distribuição que está atualmente em um espaço alugado em Gravataí. A inauguração está marcada para 14 de maio. Os demais serão locados para outras companhias, o que já começou a ser negociado pela empresa Colliers.
- É muito grande, está com todas as licenças liberadas, está acontecendo, não está mais no papel - enfatizou o presidente da Lebes, Otelmo Drebes, em conversa na sede da empresa, em Eldorado do Sul, antes de levar a coluna para ver as obras.
A ideia é estar no caminho das empresas e das mercadorias que vão do sul do Rio Grande do Sul até o restante do país. A duplicação da rodovia também foi importante para a decisão de construir o complexo. Cada pavilhão levará nove meses para ser construído. Então, o empreendimento todo ficará pronto em aproximadamente cinco anos. Em pleno funcionamento, vai gerar cerca de 3 mil empregos.
Em tempo, a construção traz premissas importantes de sustentabilidade. As estruturas têm bastante luz natural, materiais para garantir uma temperatura confortável e serão instaladas (muitas) placas solares.
Ouça a íntegra da entrevista ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna