Foi liberada para testes a operação dos primeiros aerogeradores do parque eólico Coxilha Negra, um empreendimento de R$ 2 bilhões que está sendo construído pela CGT Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. A autorização foi dada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para sete equipamentos, que produzem energia a partir do vento. Cada um tem capacidade instalada de 4,2 megawatts. O início dos testes está previsto para esta quinzena, faltando ainda um “ok” do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Com três usinas, o complexo todo conta com 72 aerogeradores de 125 metros de altura que pesam, individualmente, 1,3 mil toneladas. Cada pá mede 72 metros.
Todos os “grandes cataventos” foram fabricados no Brasil. Parte da estrutura vem de Santa Catarina, mas as pás gigantes estão sendo trazidas do Ceará.
A obra segue, com mil trabalhadores atuando neste momento. Mais da metade são gaúchos. Até agora, já foram concretadas as bases de 50 aerogeradores. O parque é o maior projeto de geração de energia renovável em execução atualmente pela Eletrobras.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna