Empresa que constrói um projeto de R$ 681 milhões no Rio Grande do Sul, a ISA CTEEP recebeu a licença que autoriza a operação da Subestação Caxias Norte, uma das maiores subestações de transmissão de energia no Estado. Ela tem 195 mil metros quadrados de área instalada e integra o Projeto Minuano, que contempla a construção de 115 quilômetros de linhas de transmissão.
Essas estruturas são essenciais para "transportar" o que é gerado, por exemplo, em parques eólicos e usinas solares. São as "estradas de energia". O projeto é importante para o fornecimento de energia na serra gaúcha. As linhas passam por Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis.
- Com 2.700 MVA (megavoltamper) de potência, a nova subestação aumenta a flexibilidade e a confiabilidade do sistema de transmissão da Serra, assim como a disponibilidade de energia e potência para indústrias locais - ressalta o diretor-executivo de projetos da ISA CTEEP, Dayron Urrego.
Arrematado em leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2019, o empreendimento tem receita anual permitida de R$ 48,3 milhões. O prazo de entrega do Minuano é março de 2025. A obra está gerando 1.363 empregos, preenchidos principalmente com mão de obra local. A licença de operação para a subestação foi emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
A ISA CTEEP atua em 18 Estados, operando uma rede pela qual passa um terço da energia elétrica transmitida no Brasil e 95% da do Estado de São Paulo. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA. No Rio Grande do Sul, ela já opera a Interligação Elétrica Sul, com subestações e linhas de transmissão.
Relembre o podcast Nossa Economia, de GZH, que detalhou o projeto ainda no ano passado:
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna