Jovens produtores ganham espaço na agricultura familiar e ocupam bancas do pavilhão da Expodireto, em Não-Me-Toque. O destaque é ainda maior quando eles são os responsáveis por inovar o negócio da família, como os que conversaram com a coluna durante o evento.
Caponatas e outras deliciosas misturas com alho negro, inclusive com mel, são as criações de Felipe de Costa. Ele tem 32 anos e a propriedade da família fica em Monte Belo do Sul, na serra gaúcha, onde também são cultivados cogumelos há 30 anos. Felipe sonhava em morar na cidade grande e chegou a trabalhar em indústria, mas resolveu voltar para o campo e conduzir o negócio com o pai.
— O alho negro vem da maturação do branco ou do roxo. Colocamos em uma estufa com temperatura e umidade controlada. Por três meses, ele adquire uma textura preta com sabor agridoce. Colocamos água para manter com uma consistência pastosa — detalha o dono da De Costa Cogumelos e Alho Negro. — Brinco que o alho negro tem sabor de bala de banana e ameixa-preta — diz.
Ainda mais jovem, com 27 anos, Anderson Coldebella criou a Carne na Lata, novo produto da Nostra Família Alimentos e Embutidos Bisolo, de Frederico Westphalen. Ele enxergou uma oportunidade de negócio na nostalgia e na memória afetiva que percebia nos mais velhos da família ao contarem que, quando geladeira era item de luxo, os alimentos eram conservados dentro de uma lata com banha.
— A receita é simples e passou de geração para geração. A carne é temperada com alho e sal. Para consumir, é só aquecer. A banha suína pode ser usada para cozinhar — explica.
Cada lata tem 900 gramas e custa R$ 60.
Veja vídeos feitos pela coluna na Expodireto com estes e outros produtores do pavilhão da agricultura familiar:
Ouça o programa na íntegra:
Colaborou Guilherme Gonçalves e Maria Clara Centeno
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna