A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Da carne na lata ao queijo com geleia de morango, passando pelo biscoito de nozes e as tradicionais cucas e salames, o cardápio da agricultura familiar promete, mais uma vez, fazer sucesso na Expodireto Cotrijal deste ano. A expectativa é tamanha que Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS), uma das organizadoras do pavilhão, projeta pelo menos alcançar o mesmo faturamento do ano passado, que foi recorde, com R$ 2,58 milhões.
— Quem sabe até ultrapassá-lo — aposta o dirigente.
Com participação similar à última edição — neste ano serão 229 expositores, em 2023, foram 230 —, Rabaioli atribui à diversidade e à qualidade dos produtos dois motivos para esperar mais um ano de sucesso no espaço.
— Isso fideliza quem visita os estandes, edição após edição. Sem falar que a gente chegou no limite de número de expositores que o pavilhão comporta, mas não no de visitantes — acrescenta assessor da Fetag-RS.
Distribuído em um 192 estandes, um dos expositores deste ano será a agroindústria Nostra Familia, de Frederico Westphalen, no norte do Estado. Quinta vez participando da feira, Andrieli Coldebella e sua família trarão agora uma novidade: a carne na lata.
Lançada na Festa da Uva, em Caxias do Sul, o alimento nada mais é do que pedaços de carne acondicionados em lata, com gordura animal como conservante. E é também como a nona de Andrieli conservava alimentos, quando não tinha eletricidade.
— A gente quis resgatar um pouco essa tradição. Sempre ouvia os nossos pais falarem como era deliciosa. E a gente sentiu vontade de provar — conta como surgiu a ideia a produtora.
Mas não é só a aposta na memória afetiva das pessoas que anima a família da agroindústria de Frederico Westphalen para esta edição:
— Cada ano a Expodireto melhora mais, então a cada ano a nossa expectativa melhora também, as nossas metas aumentam, com novos clientes, novos mercados — explica Andrieli.
Além da carne na lata, a agroindústria também vai trazer salame tipo italiano, copa lombo defumado, torresmo e morcela.
Dos 229 expositores deste ano, 47 estão participando pela primeira vez.