A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
A delegação da China vem em grande número à Expodireto Cotrijal deste ano. O grupo deve ter entre 50 e 60 pessoas, entre traders, membros do governo e expositores. Conforme os organizadores, será a maior delegação do parque entre os dias 4 e 8 de março, em Não-Me-Toque. A grandiosidade da participação do país na 24ª edição é tamanha que uma data exclusiva foi definida para o gigante asiático na Área Internacional.
Será na quinta-feira, 7 de março. Essa é a primeira vez, segundo Matheus Prato Da Silva, coordenador do espaço, que a programação contará com um Dia da China.
— A novidade se deve pela representatividade. Optamos por fazer um dia temático para privilegiar esse importante parceiro comercial que virá prestigiar o evento — reforça Silva.
Ele atribui essa representação expressiva — a China será a maior delegação entre os cerca de 60 países participantes — à viagem realizada no ano passado.
— No final de março de 2023, divulgamos a feira na China. Tivemos inúmeras reuniões com empresas, empresários e membros do governo chinês para promover a Expodireto. E surtiu efeito — observa o coordenador.
Principal parceiro comercial do Rio Grande do Sul, a China vem em busca de novos investimentos e mais negócios voltados à carne bovina, de frango, suína e a soja.
Na relação das demais nações que mandarão representantes estão Macau, Sri Lanka, Camboja e País Basco, que vêm em busca da proteína animal gaúcha e tecnologia agrícola para promover a agricultura local.
Com relação aos destaques da programação, a transição energética, com foco na sustentabilidade da bionergia, será um tema importante trazido para a Área Internacional neste ano.
— Haverá também a participação de uma empresa chinesa que transforma o carvão, um passivo ambiental forte aqui do Rio Grande do Sul, em fertilizante — cita Silva como oportunidades de investimento também para os gaúchos.