Confeitaria onde, por enquanto, quase tudo é cor de rosa, a Caucakes trocará o lugar da sua unidade de Novo Hamburgo, onde a marca foi criada. Com um investimento de R$ 200 mil, ela irá para um espaço de 100 metros quadrados — quase o dobro do anterior — e poderá atender 80 clientes ao mesmo tempo. A obra começa nesta semana, com inauguração prevista para pouco antes da Páscoa.
— O azul marinho vai predominar. O rosa ficará como cor secundária, mantido nas embalagens e louças, pois é nossa marca. Tentamos achar um rosa "adulto" para não parecer uma casa de boneca — diz a fundadora Cláudia Robinson, que hoje tem mais uma loja, em Porto Alegre.
Foi em uma temporada na Austrália que Cláudia aprendeu a fazer doces ainda não tão populares no Brasil, como brownies, cookies e cupcakes. Aqui, misturou com o estilo brasileiro e criou a Caucakes, que começou atendendo apenas por encomenda, passou a vender em uma kombi e, em 2014, abriu a primeira loja. A operação foi sendo ampliada no mesmo local, na Rua Guia Lopes, até a mudança que ocorrerá agora, para a Rua Gomes Portinho. Além dos doces tradicionais, serão vendidos produtos da Poplab (picolés) e Holy Cau (produtos com pegada saudável), marcas também criadas por Cláudia.
Loja na Capital e planos para o futuro
Aberta em 2021, a Caucakes de Porto Alegre recebe mais clientes do que a de Novo Hamburgo. Ela fica na Rua Dinarte Ribeiro, onde há várias operações de gastronomia. Segundo Cláudia Robinson, a unidade atendeu a pedido de clientes.
— A proprietária (da casa onde a confeitaria foi instalada) não queria que o local tivesse restaurante, então tivemos que adaptar o espaço sem instalar gás, usando apenas aparelhos elétricos. Deu super certo.
Os doces são feitos em Novo Hamburgo e apenas finalizados na loja de Porto Alegre. Cláudia fica um turno do dia em cada operação.
Nos planos para o próximo verão, está transformar a Poplab em franquia e ter uma loja da marca no Litoral. Ainda antes disso, a ideia é abrir uma unidade própria da Caucakes em um shopping e outra em Pelotas. No total, a empresa tem 24 funcionários.
Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna