Lojas que serão fechadas pelo Carrefour já estão com muitas prateleiras esvaziadas. A coluna tem recebido relatos de leitores que frequentam algumas das nove unidades que serão encerradas no final de janeiro ou início de fevereiro em Porto Alegre e no Interior. Na Capital, foi conferir a mais emblemática, que é o BIG da Sertório, hipermercado conhecido assim, mas que já havia sido transformado em Carrefour após a aquisição pelo grupo francês.
Estão desfalcadas prateleiras principalmente na parte de frios, carnes, bebidas, plantas, roupas e produtos de limpeza. Havia apenas quatro caixas de pagamento funcionando. Também já foram iniciadas promoções em produtos como colchões, cadeiras, chocolates e bebidas. O Carrefour não detalha a decisão e o processo, mas funcionários informam que as ofertas vão se intensificar a partir da metade do mês. Clientes já procuram oportunidades:
— Moro na Zona Sul (de Porto Alegre), fiquei sabendo do fechamento e vim conferir se tinha promoções. Até tem, mas não muita coisa que me interessou — disse a manicure Eliza Souto, que estava de olho em um colchão quando conversou com a coluna.
O hipermercado fica em um complexo que, segundo o Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec) manterá o Sam's Clube e a sede administrativa. A especulação é de que a grande estrutura que ficará vazia venha a ser ocupada por um centro de distribuição, após o fechamento pelo Carrefour da operação que tinha em Nova Santa Rita, ou pelo Atacadão que fica do outro lado da rua, bandeira de atacarejo do grupo francês. A empresa também não comenta esse aspecto.
Os lojistas instalados no local também terão que fechar até o final do mês. Entre as operações, estão as marcas O Boticário e Ortobom.
Em Guaíba, o supermercado Nacional que será fechado não está mais recebendo mercadorias, segundo o sindicato dos empregados do comércio. Algumas já estão sendo transferidas para a outra loja na cidade. Na porta, um cartaz informa haver ofertas.
Já no Litoral, as prateleiras vazias no supermercado de Capão da Canoa chamaram a atenção de leitores, que perguntaram à coluna se Nacional da cidade também será fechado. O Carrefour também não confirma isso, mas o Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio da Patrulha e Litoral disse que não tem essa previsão e que os funcionários informam que o desabastecimento ocorreu pela venda forte das festas de final de ano. Por enquanto, a entidade foi informada apenas dos fechamentos de Xangri-lá e Imbé.
Nas próximas semanas, ao menos nove lojas do Rio Grande do Sul serão fechadas pelo Carrefour. São unidades do BIG e do Nacional em Porto Alegre, Guaíba, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Esteio, São Leopoldo, Ijuí, Imbé e Xangri-lá.
Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna