Além da loja da Avenida Sertório, em Porto Alegre, o grupo Carrefour está fechando mais hipermercados no Rio Grande do Sul e também fora do Estado. Entre as unidades gaúchas, a coluna já teve a confirmação de pelo menos mais cinco unidades: em Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Esteio, São Leopoldo e Ijuí. A decisão surpreende funcionários, clientes e o setor do varejo de alimentos, ainda que este venha identificando a concorrência cada vez mais acirrada para o tamanho do mercado consumidor.
Em Santa Cruz do Sul, a loja era da bandeira BIG e foi transformada em Carrefour recentemente. O encerramento das atividades ocorrerá em janeiro, diz o presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul, Afonso Schwengber. Segundo ele, a unidade emprega 70 funcionários, mas chegou a ter 100. Na cidade, o grupo francês mantém um supermercado Nacional e um atacarejo Atacadão, que era um Maxxi Atacado quando a operação foi comprada.
Em Rio Grande, a decisão é semelhante. A loja que fecha em janeiro era um BIG que foi transformado em Carrefour. São 90 postos de trabalho no hipermercado, diz o presidente do Sindicato dos Comerciários de Rio Grande, Paulo Arruda. Segundo ele, a empresa afirmou que a loja não estava dando o retorno esperado.
Esteio e São Leopoldo também terão operações fechadas em definitivo, diz o presidente do Sindicato dos Comerciários da região, Luiz Rojério Martinelli. Os funcionários foram informados que as atividades serão encerradas no dia 31 de janeiro. No total, os dois hipermercados empregam 150 pessoas. Segundo Martinelli, o quadro de funcionários já tinha sido bem reduzido após a aquisição pelo grupo francês.
Ainda mais longe da Capital, será fechada em janeiro a loja de Ijuí, também já transformada de BIG para Carrefour. Localizada no centro da cidade, a unidade tem 60 funcionários. Ao presidente do Sindicato dos Comerciários, Ari Bauer, a empresa justificou baixa venda.
Mais cedo, a coluna noticiou o fechamento do hipermercado da Avenida Sertório. Saiba mais: Já com a marca Carrefour, tradicional hipermercado BIG de Porto Alegre será fechado
O Carrefour tem lojas também em Caxias do Sul, Canoas, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Gravataí e Santa Maria.
Conversão
Já a unidade de Cachoeirinha está sendo fechada para reforma. A loja será transformada em um Atacadão, diz o Sindicato dos Empregados no Comércio de Canoas, que abrange algumas cidades da região. Alguns funcionários foram demitidos, mas a maioria será mantida. Canoas e Gravataí também tiveram lojas convertidas para Atacadão, a bandeira de atacarejo do Carrefour.
A coluna questionou o Carrefour sobre quais unidades terão atividades encerradas e recebeu uma nota que, porém, não responde a esta pergunta. O texto fala que a empresa está revisando a rede e que continuará no Rio Grande do Sul, sem detalhes.
A compra bilionária
A aquisição do Grupo Big foi anunciada em 2021, envolvendo 388 supermercados, hipermercados e atacarejos. No ano seguinte, foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) com a determinação de que vendesse 14 das unidades para evitar concentração em determinados mercados. Várias unidades passaram a ser transformadas nos padrões da nova dona, mas realmente algumas eram muito próximas, além de o mercado de varejo de alimentos estar em um forte movimento de expansão e, por consequência, de crescimento da concorrência.
Colaboraram Guilherme Gonçalves e Vitor Netto
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna