Agenda
Petróleo em forte queda, com o barril voltando aos US$ 80, perto da mínima em três meses. Quando começou a guerra no Oriente Médio, há um mês, havia passado de US$ 90. A retração da economia da China e dos Estados Unidos é o principal motivo. Sinaliza menor consumo de combustíveis e, por consequência, de demanda por petróleo.
IBGE divulga a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) para setembro, a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional para setembro e as Contas Nacionais Anuais para 2021.
Após a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, reforma tributária vai ao Plenário.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad deve se reunir com líderes da Câmara para discutir subvenção de ICMS.
Divulgação da produção e das vendas de veículos em outubro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Balanço consolidado do setor de cartões no 3º trimestre de 2023.
FGV: IGP-DI de outubro e IPC-S da 1ª quadrissemana de novembro.
Pílulas
Ibovespa fechou em alta de 0,71%, aos 119.268 pontos. Dólar caiu 0,28%, fechando em R$ 4,87.
O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do FGV IBRE recuou 1,4 ponto em outubro, para 75,0 pontos, terceiro mês consecutivo de queda.
“Após três meses de queda, o IAEmp confirma a cautela com o ritmo de recuperação do mercado de trabalho, com resultado disseminado entre os indicadores que o compõe e a dificuldade em se afastar do nível de 75 pontos. Apesar de melhora no ambiente macroeconômico e a permanência da taxa de desemprego em patamar baixo, as recentes quedas nas expectativas de empresários e consumidores não permitem imaginar uma retomada mais forte do indicador nos próximos meses. Será preciso sinais mais claros de uma recuperação na economia brasileira para voltar à trajetória favorável que chegou a ser ensaiada ao longo do ano”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.
O Shopping Total lança na sexta-feira (10) a promoção Um TOTAL no seu Natal, que terá 314 sorteios para premiar clientes em R$ 1 mil em Totaletas por dia em novembro e por hora em dezembro. Um veículo será sorteado no final da campanha, conta Silvia Rachewsky, gerente Comercial e de Marketing do shopping.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna