Usar espaços vazios das propriedades rurais para produzir algo mais e, de quebra, garantir uma renda extra aos agricultores é uma das provocações da Agritechnica, feira agrícola realizada aqui em Hannover, na Alemanha. Uma das propostas são as fazendas de peixes, que podem ser instaladas em áreas pequenas.
Uma das expositoras, a empresa alemã Seawater Cubes vende a estrutura completa. As piscinas e equipamentos são instalados dentro de contêineres, que permitem uma construção rápida. A água é salgada, o que gera o slogan “peixe de mar até longe do mar”. O dono de uma fazenda de peixe comentou à coluna que vende toda a produção na sua comunidade, seja para moradores ou restaurantes. Ou seja, a logística do produto é mínima.
No Rio Grande do Sul, há fazendas de tilápias, com criação em sistema fechado de piscinas sem necessidade de trocar a água. Segundo a secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, é possível fazer várias safras ao ano. A secretaria está, inclusive, escrevendo uma resolução para melhorar o licenciamento, pois não há captação de água ou lançamento de efluentes.
* A coluna viajou à Agritechnica a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul)
Leia o que já foi publicado sobre a feira em Agritechnica.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna