Quase 30 empresas brasileiras já se inscreveram para oferecer produtos e serviços para oito companhias do Invest in Spain, escritório econômico da Embaixada Espanhola no Brasil, e outras brasileiras, como a gaúcha Be8, que recentemente lançou um novo biocombustível. Elas participarão de rodadas de conversas online. Se houver interesse, as negociações avançam. O desafio é uma das ações da Mercopar, feira industrial de Caxias do Sul que ocorre em outubro.
Com foco em agropecuária e fabricação de alimentos e bebidas, as empresas espanholas são: Fundecyt - PCTex, Eatex Food Innovation Hub by CNTA, Palacios Alimentación, Covap, Clúster Alimentario food + i, Business Factory Food, AgroBank Digital Innovation e Ecoembes. Elas expuseram "dores" para serem "remediadas" pelas brasileiras, como produção de bioplásticos a partir de resíduos agroalimentares, redução do uso de medicamentos em nutrição animal, melhora da qualidade dos produtos plant-based (à base de plantas), desenvolvimento de ingredientes que melhorem a oferta de proteína alternativa, nutribióticos para saúde e gerenciamento do envelhecimento e, claro, sustentabilidade e eficiência energética, entre outros.
As inscrições para o "Matchmaking Tecnológico", como foi batizado, vão até quarta-feira (11). Segundo o especialista em Inovação do Sebrae RS, Gustavo Moreira, qualquer empresa pode participar, não apenas startups. Não são divulgadas as que já se inscreveram, tampouco o que estão oferecendo. As propostas serão avaliadas quanto à inovação; viabilidade comercial e de produção em escala; equipe e potencial de implementação na Espanha. Os resultados serão apresentados na feira.
Falando em alimentos, leia aqui a cobertura da coluna sobre a Sial Paris.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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