Pleito das regiões que sofreram com enchentes junto ao governo gaúcho, as medidas econômicas do Estado para atingidos pela enchente serão ampliadas para três municípios que tinham ficado de fora: Cruzeiro do Sul, Estrela e Lajeado, que ficam no Vale do Taquari. Isso vale tanto para a prorrogação do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), quanto para o programa Reconstruir, no qual o Estado pagará parte do juro de operações de crédito das empresas com o Banrisul.
Um decreto para isso deve ser publicado ainda nesta terça-feira (31). A garantia foi dada no programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, pelo vice-governador Gabriel Souza, que foi destacado pelo governo do Estado para coordenar ações de ajuda à região atingida pela tragédia.
Inicialmente, seis municípios foram contemplados pelo adiamento para dezembro do pagamento do imposto estadual de julho, agosto e setembro. São eles: Arroio do Meio, Colinas, Encantado, Muçum, Roca Sales e Santa Tereza. Já o Reconstruir abrangia ainda Caraá, Maquiné e Sede Nova, mas não incluiu Colinas. São, portanto, cidades que ficam no Vale do Taquari e no Litoral Norte.
Confira a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna