Desde que assumiu, em junho, a nova diretoria da Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, aumentou de 80 para 147 o número de produtores que estão fornecendo leite para industrialização. Isso significa a elevação de 7,8 mil para 35 mil litros por dia, o que foi colocado à coluna como uma grande conquista.
O ápice da crise ocorreu quando a cooperativa parou de pagar pelo produto, fazendo com que os produtores interrompessem o fornecimento. Sem leite, a indústria não tem como fabricar e atender seus clientes, o que faz o produto sumir da prateleira. Retomar esta atividade é a meta do presidente Jorge Dinnebier.
— É voltar às origens, onde tudo começou, com transparência — diz, referindo-se ao que mais criticava na gestão anterior, que era a falta de informações.
Por isso, engatou uma sequência de reuniões com produtores para negociar a retomada. A meta é fechar 2023 com 300 fornecedores ativos e captação de 90 mil litros de leite por dia.
— Aí, complementaríamos para chegar até 200 mil por dia no mercado spot (leite comercializado entre indústrias). O leite é essencial para garantir a entrada nas lojas. Com isso, retomamos a venda de bebidas lácteas, iogurtes, requeijão, nata, doce de leite e leites sem lactose. Mas precisamos equilibrar isso com os clientes, que querem voltar a receber produtos para colocar na mesa do consumidor, lugar que conquistamos ao longo da nossa história. Preciso expandir a capacidade logística e comercial da Piá ao mesmo tempo, sem descasamento — explica o executivo.
A Piá voltou a fornecer ao Atacadão, maior rede de atacarejos do país, que pertence ao Carrefour. Em paralelo, segue vendendo ativos, como supermercados e veículos, para afinar o foco do negócio e usar o dinheiro para pagar dívidas. Produtores que voltam a fornecer leite recebem o pagamento pelas novas entregas e 10% ao mês do débito anterior. Os demais seguem na fila com outros credores.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna