A sede fica em Porto Alegre, mas as lojas já se espalham por seis Estados. Com isso, quem integra a Farmácias Associadas ganha fôlego para concorrer com outras gigantes do varejo farmacêutico. Com sede no bairro São Geraldo, em Porto Alegre, a rede, que começou em 1999, chegará a 1,5 mil unidades até o final do ano, somando 10 mil funcionários. Quem entra é por indicação ou cadastro no site, passando por uma análise de perfil do empresário. Entre os dias 18 e 22, a empresa realizará um evento em Gramado com 70 expositores e que deve movimentar R$ 80 milhões em compras. Ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, o presidente Ben Hur Jesus de Oliveira antecipou detalhes. Confira a entrevista abaixo e assista à íntegra no final da coluna.
Quais as vantagens de entrar na rede?
Trazemos aos empresários ferramentas de gestão, ajudamos no comercial, porque temos um volume de negócios que aproxima as indústrias e as condições melhoram. Estamos com 1.430 lojas e, até o final do ano, devemos chegar a 1,5 mil, o que faz a indústria olhar para nós como uma grande oportunidade de bons negócios também. A Farmácias Associadas é proprietária de um software de gestão, no qual temos custo subsidiado. Buscamos inovações, atuamos com marketing, apoiamos treinamento para vendedores, gerente e para o próprio empresário. Na nossa diretoria, todos são proprietários de farmácia. Somos associativismo puro, muito similar ao cooperativismo.
A farmácia muda o visual?
Alguns colegas que resolvem aderir já têm marca forte na comunidade e resistem um pouco. Então, damos um tempo para que conheçam a rede, entendam a oportunidade. Quando trocamos a fachada, se surpreendem, porque é comum a venda crescer em torno de 30% quando adere à bandeira.
Como a Farmácias Associadas se posiciona em relação a grandes concorrentes no Estado, como São João e Panvel?
Temos tido um excelente resultado. O pequeno varejo com a bandeira do associativismo consegue concorrer em preço com as grandes redes e também na parte de gestão. Sozinhos, não conseguiríamos, mas, como rede, temos uma equipe estruturada, ajudamos no posicionamento dos produtos na loja e na precificação dos produtos. No comercial, a competição é muito grande, mas no associativismo negociamos com distribuidores e indústrias.
Quais são os planos?
Estamos em seis Estados e no Distrito Federal. Além do Rio Grande do Sul, no Mato Grosso do Sul, em Goiás, em Santa Catarina e, agora, iniciamos no Paraná com duas farmácias e com 30 no Mato Grosso. Já estamos sendo "assediados" por colegas de outros Estados. Precisamos buscar essa expansão para que a indústria realmente nos dê apoio. Temos uma marca própria, que precisa aumentar volume. Hoje, temos mais de 200 produtos exclusivos, com qualidade e preço competitivo. Queremos faturar R$ 1,5 bilhão em 2023 e, no ano que vem, devemos superar R$ 2 bilhões.
Assista ao vídeo da entrevista:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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