A chinesa BYD tem, desde 2017, uma fábrica de painéis solares no Brasil. A operação fica em Campinas (SP) e completou, recentemente, a marca de 2,2 milhões de módulos fotovoltaicos produzidos. No ano passado, a planta industrial passou por uma reformulação, ganhando mais processos automatizados e novos equipamentos. Hoje, é capaz de fazer até 2,2 mil placas por dia. E um detalhe curioso: 70% do que produz no local é para o mercado da Região Sul, principalmente para o Rio Grande do Sul.
Dá fábrica, que tem 32 mil metros quadrados, 95% do maquinário é importado da China. Marcelo Taborda, diretor de vendas do braço de energia solar da BYD diz que um dos principais pontos da linha de produção é garantir a qualidade do produto.
- Você está em um mercado competitivo, porque você coloca um item de luxo no teto do cliente. Por isso, a gente leva muito a sério a questão da qualidade. Entendemos que o preço é importante, mas não é a regra do jogo. Esse é um erro no setor. Temos que pensar na qualidade. Garantir que o vidro, todos os componentes, sigam as certificações - falou.
A coluna visitou a indústria e mostrou o passo a passo da fabricação das placas solares. Confira no vídeo.
A coluna viajou a Campinas (SP) a convite da BYD do Brasil.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna