Está previsto para breve um anúncio do presidente Lula de um programa para reforma agrária no país. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, chegou a falar em R$ 500 milhões e, na entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, falou na possibilidade de fazer agrovilas. Confira trechos abaixo e o áudio na íntegra no final da coluna.
Como será essa reforma agrária?
Será para terras públicas e terras que já tinham sido arrecadadas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que tinham sido pagas dentro da Constituição. Então, são terras que estavam destinadas, as ações foram ganhas, tem a emissão de posse e o depósito foi feito. Elas estão no Incra e vamos destinar à reforma agrária. Queremos uma relação de parceria com o agro. O agro é importante para o Brasil.
Quando será o anúncio?
O programa vai se basear neste ano. Será conduzido com uma forte assessoria das universidades e dos institutos federais, porque eles têm muito conhecimento nas práticas agrícolas, na definição dos mercados e também no ensino e na extensão rural. Será destinado, evidentemente, aos agricultores que estão no cadastro único ou em áreas acampadas. O propósito é fazer com que aquelas pessoas que queiram trabalhar na terra tenham acesso à terra, ao crédito, à moradia. Estamos pensando em fazer agrovilas e estimular a produção cooperativada.
Colaborou Vitor Netto
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna