Indústria de pães criada em 1999 em São Gabriel, na Fronteira Oeste, a Tchê Pão Alimentos entrou em recuperação judicial. As dívidas somam R$ 12,73 milhões com 219 credores. O valor mais expressivo é devido às instituições financeiras — cerca de R$ 8,5 milhões. Em nota à coluna, a empresa falou que a medida foi "imprescindível" para continuar operando, manter empregos, pagar salários e buscar mecanismos para se reerguer.
No pedido de recuperação judicial, ao qual a coluna teve acesso, a empresa atribuiu suas dificuldades financeiras a desafios que vão da necessidade de mão de obra à mudança nos hábitos de consumo junto de elevação de preços de insumos.
"Em consequência dos custos de matéria-prima e insumos elevados, a empresa não conseguiu obter resultado operacional positivo nos períodos, visto que as margens de contribuição (resultado após os custos variáveis com matéria-prima), foram insuficientes para suprir as despesas fixas. Diante do resultado operacional negativo, o que consequentemente prejudica o caixa, a organização tomou empréstimos a fim de honrar seus compromissos, o que fez aumentar sua alavancagem financeira, gerando um acréscimo expressivo nas despesas financeiras", diz parte do pedido de recuperação judicial.
A Tchê Pães tem 110 funcionários diretos e 13 representantes comerciais. Também informa ter dezenas de prestadores de serviços de transporte na região de São Gabriel. A indústria segue em São Gabriel, com seis linhas de pães. Os principais mercados ficam na Fronteira Oeste e na Região Central.
A administração judicial ficou com o escritório Von Saltiél. Já a empresa está sendo representada pela advogada Camila Cartagena Espelocin, do escritório Cesar Peres Dulac Müller, que passou detalhes da situação à coluna.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna