A reforma do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) por meio de uma parceria público-privada é estudada pelo governo do Estado. A possibilidade é avaliada junto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A informação antecipada pelo governador Eduardo Leite em reunião com jornalistas na semana passada foi detalhada em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, pelo secretário Estadual de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi. Segundo ele, a intenção é lançar a PPP em até 14 meses, o que considerada um prazo arrojado.
O papel do BNDES seria coordenar a estruturação do projeto, contratar consultorias e fazer a gestão disso. A empresa que vier a vencer a disputa será remunerada pelo Estado.
- Ele coordena a parte dos estudos e nos passa. A orientação geral é do governo do Estado, mas o BNDES articula com as consultorias, acompanha o desenrolar para que tenhamos o que é preciso, as projeções de demanda, o que pode ser feito, intervenções de infraestrutura e obras de engenharia. Uma parceria público-privada é um contrato de 30 anos, geralmente. Ela tem que ser feita e pensada de maneira muito responsável e muito cautelosa - detalhou Pedro Capeluppi.
Em paralelo, serão feitas intervenções imediatas no Caff. Há alguns meses, chegou a ser feita evacuação e interdição do prédio por conta de um vazamento de água, que levou ao desligamento da rede elétrica. No local, operam diversas secretarias do Estado.
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna