O governador Eduardo Leite avançou na negociação com o Ministério da Fazenda sobre como será feita a compensação financeira pela União das perdas do Estado com o corte do ICMS em 2022. Em encontro com alguns jornalistas no Palácio Piratini para fazer um balanço do início de mandato e projetar planos, sinalizou que a questão, agora, está bem encaminhada. Na negociação, o governo gaúcho pedia R$ 5 bilhões, mas ficou acertado que seriam R$ 3 bilhões. Porém, o governo federal propôs compensar 25% em 2023 e Leite queria 50%, o que fez com que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ligasse ao governador para que se chegasse ao acerto.
Falando em arrecadação, o governador também disse que terá uma reunião com a Secretaria Estadual da Fazenda e a Receita Estadual para avaliar a projeção para o ano. De um lado, terá aumento com a mudança na cobrança de ICMS sobre combustíveis (diesel e gás de cozinha em maio e gasolina em junho), porém a desaceleração da economia puxa para baixo o recolhimento de impostos.
Sobre a Corsan, Leite afirma que a privatização não será prejudicada pelos decretos do presidente Lula que beneficiam companhias estatais de saneamento. A previsão é de que sejam vencidas ações judiciais nas próximas semanas e que o contrato seja assinado ainda em abril com a Aegea, vencedora do leilão.
Ainda no encontro, o governador antecipou que será feita uma PPP (parceria público-privada) com o BNDES para reforma do centro administrativo, o Caff, em Porto Alegre. Perguntado, novamente, sobre suas indicações para o comando do Banrisul, não deu os nomes, mas disse que a decisão sai neste mês. A assembleia de acionistas está marcada para o dia 27. Nos corredores do banco, as especulações se dividem entre a continuidade de Claudio Coutinho e a volta de Fernando Lemos, ex-presidente e nome do MDB.
Ouça mais detalhes do encontro noticiados no programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna