Conhecida como destino de passeios de escolas e de famílias, a Quinta da Estância, em Viamão, está construindo usinas de geração de energia solar e eólica. O espaço promove contato com a natureza e práticas sustentáveis. Em uma área de dois hectares, estão sendo instalados 354 painéis e uma torre eólica de pequeno porte de um modelo chamado Skytream, aerogerador feito com peças dos Estados Unidos.
A iniciativa é uma parceria entre Epcor Solar, Sicredi e Weg (de Santa Catarina). Além da Quinta da Estância, a usina deverá abastecer, também, a Estância das Oliveiras, que fica a 1,5 quilômetro de distância, pertence também à família Goelzer e promove o turismo de olivicultura. Com a economia de energia, o retorno do investimento é estimado em até cinco anos. Toda a estrutura está sendo construída no solo para que os alunos possam enxergar.
— Até seria mais barato colocar em telhado, mas optamos por deixar na altura dos visitantes — conta Rafael Goelzer, sócio-diretor da Quinta da Estância.
A previsão é terminar tudo em maio, com a colocação da torre de energia eólica, que terá aproximadamente 7 metros de altura. A Quinta da Estância recebe mais de 80 mil visitantes por ano. A novidade será incluída no roteiro, com um guia que explicará sobre geração de energias renováveis. O investimento total não foi informado, nem das empresas parceiras.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna