Chamam a atenção de leitores da coluna prateleiras praticamente vazias no supermercado da cooperativa Piá em Nova Petrópolis, na serra gaúcha. No final da semana passada, havia bebidas, carne, hortigranjeiros e produtos de marca própria. Porém, tinha pouquíssimas mercadorias de outros fornecedores nas gôndolas. A cooperativa enfrenta uma crise financeira há alguns anos. No último balanço, reportou um prejuízo superior a R$ 60 milhões em 2022, mais do que o dobro do ano anterior.
Procurada, a Piá respondeu, por assessoria, que foi algo pontual no SuperPiá, "como acontece em outros mercados". Também disse que "tudo estará solucionado na próxima semana".
Na semana passada, a coluna noticiou o fechamento de uma agropecuária da cooperativa em Taquara, no Vale do Paranhana. Saiba mais: Cooperativa Piá fecha agropecuária e segue enfrentando crise financeira
No final de 2022, o presidente da Piá, Jeferson Smaniotto, divulgou carta de renúncia ao cargo, mas, depois, voltou atrás. O executivo segue na presidência. À coluna, há cerca de um ano, ele disse que a reestruturação da cooperativa incluía ganho de escala e redução do mix de produtos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna