Com menos de dois anos de funcionamento, a Multisom fechou a loja que tinha na esquina da Rua dos Andradas com a Rua Uruguai, no Centro Histórico de Porto Alegre. Na porta, um aviso diz que "o endereço não está mais ativo".
A coluna procurou a empresa, que foi comprada pelo Grupo Schumann em 2019. Em nota, a marca disse que "está entrando em um novo momento", apostando mais no e-commerce e em lojas especializadas em instrumentos musicais, citando como exemplo da operação que tem na Avenida Alberto Bins, também no Centro. No site, porém, nem são informadas mais onde ficam as lojas da rede.
Quando essa operação abriu, em 2021, já estava com a nova identidade visual, após uma revitalização da marca. Tinha, por exemplo, espaços dedicados a testes dos produtos antes da compra. Não foi informado o número de empregados impactados com o fechamento.
"A Multisom, loja especializada em Instrumentos Musicais, entra em um novo momento, com planejamento estratégico focado no mercado online e com lojas especializadas neste segmento, à exemplo da Multisom Music em Porto Alegre. Uma loja personalizada para atender músicos, desde os iniciantes, amadores até os profissionais", diz a nota na íntegra.
Esse é o segundo fechamento de loja da Multisom no Centro Histórico em menos de um ano. Em julho do ano passado, a empresa encerrou as atividades em um ponto na Rua Otávio Rocha que funcionava desde o início dos anos 2000. Um ano antes, também tinha parado de funcionar na Rua Doutor Flores. À época, também deu como justificativa a concentração na operação da Alberto Bins.
Além dos fechamentos de lojas, a Multisom também fechou, no ano passado, o centro de distribuição que tinha em Gravataí. Ele ficava no Condomínio Logístico Modular 118, e funcionava para atender as lojas físicas e o e-commerce tanto da Multisom como da Schumann. Segundo a empresa, a mudança se deu por uma decisão de "descentralizar estoque", colocando os produtos em lojas. Saiba mais: Empresa de SC que comprou a Multisom fecha centro de distribuição no RS
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna