O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Após noticiar o fechamento de uma unidade da Multisom em Porto Alegre, leitores informaram à coluna que o centro de distribuição da empresa em Gravataí, na Região Metropolitana também parou de operar. A informação foi confirmada à coluna pela empresa.
O centro de distribuição ficava no Condomínio Logístico Modular 118, e funcionava para atender as lojas físicas e o e-commerce tanto da Multisom como da Schumann, grupo de Santa Catarina que comprou a empresa gaúcha em 2019. A estrutura, de 10 mil metros quadrados, parou de operar em janeiro deste ano.
Segundo a empresa, a mudança se dá por uma decisão de "descentralizar estoque", colocando os produtos em lojas. É algo que mais empresas de varejo estão fazendo, mas, na maioria das vezes, como complemento aos centros logísticos.
"A Multisom adotou o sistema de micro centros de distribuição. Dessa forma descentralizamos estoque de um ponto central, colocando os produtos em loja. Com isso, atendemos mais rápido o consumidor, e possibilitamos que as vendas no e-commerce possam ser retiradas em loja. Isso gera redução de custos e aumenta a eficiência de entrega", disse em nota à coluna.
A coluna noticiou quando a empresa abriu esse centro de distribuição em 2020. À época, 50 funcionários trabalhavam na operação. Um dos objetivos, à época da abertura, era garantir um prazo de entrega de 24 horas para a região metropolitana de Porto Alegre
Criada em 1997, o Grupo Schumann tem sede em Chapecó (SC). A rede de varejo trabalha, principalmente, com eletrodomésticos, móveis e eletrônicos. Em 2019, o grupo comprou a Multisom, fundada pelo ex-presidente da Fundação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto. Atualmente, a empresa tem lojas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.