Serão investidos nada menos do que R$ 26 milhões para transformar a unidade da Lojas Renner no shopping Iguatemi, em Porto Alegre. O aporte é grande. O ponto de 6.670 metros quadrados e três andares vai virar uma "loja circular", iniciativa sustentável que vem sendo adotada no varejo com foco em reaproveitamento. Manequins e outra parte da decoração serão feitos de materiais reciclados, haverá menor geração de resíduos, redução no consumo de água e serão instalados "espaços verdes".
As obras já foram iniciadas e serão finalizadas no início do segundo semestre. Agora, o primeiro andar está bloqueado por tapumes, levando à transferência temporária dos produtos para outros locais da loja. A próxima fase da reforma será no segundo piso. A Lojas Renner informa que, apesar das alterações, a unidade seguirá aberta. Estão sendo instalados caixas de autoatendimento em todos os andares. O número de funcionários será mantido.
A primeira loja circular da Renner foi inaugurada em 2021, no Rio de Janeiro. Desde então, outras três foram transformadas — duas na mesma cidade e uma em São Paulo. A do Iguatemi será a primeira no Rio Grande do Sul. A empresa ainda não informa se mais lojas gaúchas passarão pela mudança.
A Lojas Renner é dividida em Renner, Camicado, Youcom, Realize e Repassa. Juntas, somam mais de 600 lojas no Brasil, Argentina e Uruguai, com 24 mil funcionários. Gigante do varejo com ações negociadas na bolsa de valores, a empresa mantém a sede em Porto Alegre. Sua história começou em 1912, quando o descendente de alemães Antônio Jacob Renner instalou uma indústria fabril no bairro Navegantes. Dez anos depois, foi aberto o primeiro ponto de venda para comercializar capas masculinas e de lã pura. Na década de 40, virou uma loja de departamentos.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna