Mais de 230 ingredientes são proibidos nos produtos vendidos pela rede de supermercados Whole Foods Market, dos Estados Unidos. Entre eles, estão gorduras hidrogenadas, xarope de milho rico em frutose e adoçantes, como aspartame, sucralose e sacarina. A empresa é conhecida pelas práticas sustentáveis adotadas muito antes de se tornarem uma toada do mercado. A empresa tem 500 lojas e quer abrir mais 30 por ano, disse o CEO Jason Buechel na 113ª NRF, feira de varejo aqui em Nova York.
- Queremos a loja física bem viva. Disseram que o varejo físico estava morto. Pelo contrário!
A empresa é controlada pela Amazon, chegou a perder um pouco das características quando foi comprada, mas assumiu agora um movimento de volta às origens. A empresa está buscando novos formatos de loja. Um exemplo dado pelo executivo foi o Ideal Market Denver, no Colorado, onde vende mais produtos orgânicos e não usa recipientes plásticos. A água, por exemplo, é engarrafada.
- Olhamos como se trata o animal que consumimos. Não é só o que a coisa custa, mas o valor que você traz. O cliente diz onde quer a mudança e usamos nossas lojas como laboratório. E os vendedores são a nossa conexão com o cliente, são o segredo da receita, passam a nossa filosofia.
Jason Buechel reforça a política de tolerância zero para fornecedores. O Whole Foods investiu recentemente US$ 40 milhões para que eles se adaptassem ao programa. Nos princípios, está reconectar o consumidor com os produtores, parecido com uma campanha que rola na Europa chamada "Do campo ao garfo", para encurtar esse caminho e como isso pode ser saudável.
A história
O Whole Foods tem origem em 1978, quando os fundadores da rede John Mackey e Renee Lawson pediram US$ 45 mil emprestados da família e amigos para abrir uma loja de produtos vegetarianos chamada SaferWay em Austin, sendo o nome uma paródia da rede de supermercados Safeway. Na mesma época, ambos foram despejados de seus apartamentos por armazenarem produtos neles e decidiram morar em uma das lojas. Dois anos depois, se reuniram com outros empresários para criar a primeira unidade da rede atual.
Em 1981, a maior enchente em 70 anos atingiu Austin. O estoque da Whole Foods foi destruído e a maioria do mobiliário e maquinário foi danificada. Não havia seguro. Clientes, vizinhos, funcionários, credores, vendedores e investidores ajudaram na reconstrução e reabertura da loja 28 dias depois.
* A coluna viajou a Nova York a convite de Sindilojas Porto Alegre, CDL POA e FFX Group
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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