Uma rede de varejo que prega o anticonsumismo: a Patagonia. A vendedora que recebeu o grupo de lojistas brasileiros contou que havia há pouco convencido uma cliente a levar apenas um dos casacos que tinha escolhido. A argumentação é que a peça era versátil e de longa durabilidade. Com a sustentabilidade ambiental e financeira como pano de fundo, a moda durável está brigando contra o fast fashion (moda rápida), que imperou mas últimas décadas.
A empresa foi fundada em 1973 por Yvon Chouinard e tem sede na Califórnia. Durante a cobertura da feira de varejo NRF, aqui em Nova York, a coluna visitou uma loja da marca construída em uma antiga igreja, preservando muito da estrutura original, com itens reciclados e decoração volta a aventuras e atividades ao ar livre. Diversas unidades têm áreas para vendas de roupas e equipamentos usados, o que também entra nas premissas do varejo sustentável.
A empresa investe muito em pesquisa e tecnologia, especialmente para desenvolver materiais sustentáveis para seus produtos. Também se posicionou publicamente contra políticas que discordava do ex-presidente Donald Trump, se coloca como uma "empresa ativista". O fundador, Yvon Chouinard, inventou um gancho de escalada que não danificasse a rocha, mesmo que o antigo representasse 70% das vendas da marca.
Agora, o fato mais recente e curioso: aos 83 anos, o empresário doou a empresa em 2022. Na loja um cartaz diz "A Terra é nosso único acionista". Yvon, a esposa e os filhos entregaram a empresa, avaliada em US$ 3 bilhões, a um fundo especial e para uma organização não-governamental que cuida do meio ambiente. Eles foram criados para manter a operação da empresa e garantir que o lucro fosse usado para combater a crise climática e proteger as florestas. Na ocasião, ele lembrou que nunca quis ter um negócio e que agora poderia morrer feliz porque sabia que a Patagonia estaria fazendo a coisa certa.
* A coluna viajou a Nova York a convite de Sindilojas Porto Alegre, CDL POA e FFX Group
Leia aqui as colunas sobre NRF
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna