O varejo gaúcho começou o último trimestre do ano com queda de 0,9% em outubro sobre setembro. Foi o segundo mês consecutivo de recuo, enquanto a média nacional trouxe avanço de vendas. No acumulado de 12 meses, porém, ainda há um avanço de 6,9% no desempenho do comércio gaúcho.
O setor teve um bom primeiro semestre, ainda na toada da recuperação em relação ao auge da pandemia e com a injeção de dinheiro extra na economia. O segundo semestre, porém, vem fraco, com impacto da inflação na renda e da incerteza com o cenário político e econômico. Expectativa agora é para o Natal. Na Black Friday, o varejo online teve o pior ano desde que o Brasil importou a liquidação, em 2010. Já entidades de lojas físicas têm dito que o setor vendeu bem. À coluna, empresários contam que a Copa do Mundo está afetando negativamente o setor no geral, salvo segmentos com produtos típicos.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.