Enquanto o PIB cresceu apenas 0,4% no terceiro trimestre (abaixo do previsto pelo mercado), a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) avançou 2,8% (bem acima do projetado). O indicador tem nome complexo, mas ele mede investimento. É uma variável importante, que pode até ser lida como uma tendência, apesar de não atuar sozinha, claro, para o resultado futuro da economia. Com o resultado, a taxa de investimento ficou em 19,6%.
Segundo o IBGE, o crescimento dos investimentos tem sido puxado pela alta da construção, do desenvolvimento de softwares e também da produção e importação de bens de capital. Sobre o terceiro trimestre do ano passado, a FBCF avançou bem também, +5%. No acumulado de 12 meses, porém, tem alta pequena, de 0,8%, bem menor do que o PIB no geral (+3%).
No monitoramento que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) faz do PIB, já havia sinalizado que o investimento começou a subir no trimestre móvel encerrado em julho, após ter iniciado o ano em retração. Para a instituição, o crescimento é explicado principalmente pelo desempenho das máquinas e equipamentos importados.
O dado também é a principal surpresa positiva deste PIB para o economista João Fernandes, da Quantitas Asset. Segundo ele, foi formação de capital mesmo e não de estoques, sendo, portanto, uma qualidade boa de investimento. Poderia ser uma tendência de avanço, mas Fernandes alerta para o receio de impacto do juro alto. Para 2023, ele está projetando crescimento de 0,5%, contra avanço perto de 3% para o fechamento de 2022.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.