Além de seguir com a menor inflação do país, a região metropolitana de Porto Alegre é a única com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) abaixo de 5% no acumulado dos últimos 12 meses, parâmetro usado para as metas e para avaliar o comportamento de preços em um prazo mais longo. Enquanto o país está com uma média de 6,47%, aqui o indicador fica em 4,46%.
O motivo é que, além do corte do meio do ano que valeu para todo o país, o Rio Grande do Sul teve redução das alíquotas de ICMS na virada de 2021 para 2022. Elas estavam majoradas por vários anos e voltaram ao patamar anterior no dia 1º de janeiro.
No mês de outubro, porém, a região de Porto Alegre teve a terceira maior inflação do país. Ficou em 0,76%. Aqui, chamou a atenção do IBGE, o peso do reajuste da taxa de água e esgoto.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.