Um "Fundopem da Irrigação" e um programa de incentivo para investimentos privados em hidrovias estão na "na agulha", diz o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin. As minutas estão sendo desenhadas para serem apresentadas à equipe de transição do governo do Rio Grande do Sul.
No primeiro, agricultores teriam benefício para comprar equipamentos para irrigar a propriedade. É uma reivindicação de anos já das indústrias de máquinas agrícolas do Rio Grande do Sul, que seriam beneficiadas com vendas, ao mesmo tempo em que se combate o grande drama do agronegócio gaúcho: as estiagens.
Para o transporte hidroviário, a ideia parte de abater ICMS para investimentos. Seria semelhante ao Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA), no qual as empresas bancam, até um determinado limite, acessos asfálticos, trevos e melhorias em rodovias estaduais, e depois têm o desconto no imposto estadual.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.