Entidades que representam trabalhadores também foram ouvidas pelo Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, sobre as expectativas para os novos governos:
Presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT) no Rio Grande do Sul, Amarildo Cenci:
"No Estado, temos uma luta para termos um um piso regional que recomponha a inflação que corroeu o aquisitivo das pessoas. No federal, nossa posição é muito firme de que contribuições compulsórias não resolverão. Sobre imposto sindical, está encerrada a discussão. Queremos que os trabalhadores definam a forma de sustentar o sindicato. O grande desafio de Lula será repactuar dentro de uma visão democrática as relações políticas, econômicas, culturais do país, além de fazer uma mudança no teto de gastos, porque todo o investimento social está dentro desse universo, e reestruturar tributariamente o país."
Presidente da Força Sindical-RS, Claudio Janta:
"A retomada do imposto sindical compulsório não passa pela nossa cabeça. Acreditamos que o poder de negociação dos sindicatos vai determinar o seu tamanho e o que as pessoas irão contribuir. Nós precisamos de escolas em tempo integral para mulheres e os homens poderem trabalhar. Eu me transformei em um defensor do Bolsa Família. Tu tem que ter esses auxílios em lugares onde não há perspectiva de emprego. Mas terá que ter critérios, não é só distribuir."
Ouça as entrevistas na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.