Boa notícia para o consumidor, os preços dos hortigranjeiros começaram a ceder antes do previsto, que era para dezembro. Elevados pelo frio prolongado e pelos bloqueios nas estradas, eles chegaram a ficar entre as principais pressões sobre a inflação. Agora, com o calor e a normalização na entrega de cargas, a redução de preços está sendo significativa na Ceasa de Porto Alegre, até superando 20%. Nesta semana, dos 35 produtos mais vendidos, apenas três ficaram mais caros. Dezoito tiveram redução e 14 ficaram com preços estáveis.
O grande destaque vai para frutas. Está começando a safra de várias, e o calor ajuda na colheita e na qualidade, reforça o técnico da Ceasa Adiel Vasconcelos Bitencourt. É o caso da melancia, do morango, da manga e limão, que tiveram todos quedas de dois dígitos. Pimentão e tomate também se sobressaem no levantamento. No caso do pimentão, a safra gaúcha estava sentindo a temperatura baixa fora de época. Já o tomate teve redução drástica nas cargas durante os protestos, assim como a batata.
A cebola também teve redução superior a 10%. Segundo Bitencourt, entraram vários caminhões na semana. Porém, não voltará ao preço do ano passado porque o preço baixo fez os produtores reduziram muito a área plantada, o que diminui a oferta para esta safra.
Já quanto às frutas típicas de verão no Roo Grande do Sul, o técnica avisa que a ameixa ficará mais cara porque teve pouco sol na época que precisava. Já o pêssego está chegando em boa quantidade, ficando mais barato. Hortaliças são beneficiadas pelo calor regular.
Para o final do ano, apesar do aumento da procura para as festas, o técnico acredita que os preços não subirão muito porque sente que a renda do consumidor ainda está comprometida pela inflação.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.