Quem faz as compras da casa já sentiu, assim como os indicadores de inflação, o quanto subiram os preços de hortigranjeiros nas últimas semanas. Na região metropolitana de Porto Alegre, outubro fechou com inflação de 0,76%. Enquanto isso, legumes subiram 11,97%, ou seja 15 vezes a inflação. Na classificação do IBGE, batata, tomate e cebola puxaram a alta. As frutas subiram 7,25%, quase 10 vezes a inflação. Banana, morango e mamão foram as principais pressões.
Frio prolongado, alta do diesel e ainda resquícios do impacto dos bloqueios nas rodovias são os motivos apontados por quem trabalha no setor. Técnico da Ceasa Porto Alegre, Adiel Vasconcelos Bitencourt observa que Santa Catarina e Paraná tiveram frio intenso nas últimas semanas, mais ainda do que no Rio Grande do Sul. Episódios de granizo desregularam a safra. Isso danificou o alimento no pé, além de ter atrasado a colheita. Pimentão e tomate são exemplos disso, reforça Sergio Di Savio, presidente da Associação de Distribuidores da Ceasa. Ele afasta a possibilidade de o setor ter segurado preços pelo período eleitoral:
- Não dá para segurar preço no nosso produto. Tem que ser colhido e vender, ou estraga em até 48 horas. Não dá para especular - afirma Savio.
Frutas são impactadas pela alta do diesel. Muitas delas vêm de longe. O mamão é um exemplo. É trazido do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, e vem subindo há bastante tempo. Maçã e banana estão em entressafra. Cebola teve redução da área de produção porque o preço na safra anterior caiu muito, desestimulando o produtor. A batata teve redução de oferta, mas também é impactada por alta do diesel e pelos bloqueios das estradas, que diminuíram as cargas, inclusive do tomate.
Hortaliças, porém, tiveram redução de preços. O ciclo de plantio delas também é menor, com mais capacidade de recuperação.
Quando os preços devem cair? Somente em dezembro, provavelmente perto do final do mês. Apesar do aumento previsto na oferta, também será época de alta de consumo com as festas de final de ano.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.