A ausência da Rússia e a baixa participação da China não surpreenderam, mas chamaram a atenção na maior feira de alimentos da Europa, realizada ao longo dos últimos cinco dias aqui na França. E olha que os números da Sial Paris são enormes, como os 7,5 mil expositores e os 300 mil visitantes.
Na lista de empresas, não há nem a opção de filtro para encontrar companhias da Rússia. E quando expositores são questionados se receberam algum visitante russo, europeus negam com cara feia. Os demais, praticamente dão de ombros. A Europa ocidental apoia a Ucrânia na guerra. Além disso, a zona do euro está com inflação recorde pela disparada no custo da energia com corte russo no fornecimento de gás.
Já a China compareceu, mas com pouquíssimas pessoas na comparação com outros anos. Isso chamou atenção especial do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, que já veio a quatro edições da Sial Paris. A direção da feira afirma que o número de chineses neste ano é 10% do registrado em 2018, última edição realizada.
Na lista de expositores, até há um bom número, mas realmente muito abaixo do potencial da China. O país vive uma desaceleração econômica, crise que compromete consumo e ainda está com fortes restrições na política contra a covid-19, o que obriga quarentena a todos que forem retornar ao país após uma viagem. É um cenário complicado, já que trata-se da segunda maior economia do mundo e o principal destino das exportações do Rio Grande do Sul, ainda que esteja comprando a metade do que importava do ano passado em produtos gaúchos.
* A coluna viajou a Paris a convite da Fiergs. Leiam em Sial Paris tudo sobre a cobertura do evento.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.