O Dia das Crianças deste ano trouxe os tradicionais itens, como bonecas, jogos, camisetas e tênis, entre os mais vendidos no comércio de Porto Alegre. Apesar disso, o gasto médio por consumidor caiu em relação a 2021, de R$ 233 para R$ 214. É o que aponta o levantamento feito com comerciantes pelo Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA). A queda no poder de compra (apesar de estarmos agora em um ciclo de deflação) ajuda a explicar o movimento.
Ainda assim, 35% dos lojistas entrevistados disseram que houve aumento nas vendas. Entre esses, a alta foi, em média, de 11%. Eles atribuem, principalmente, a maior circulação de pessoas para explicar o crescimento. Outro dado curioso é que, de todos que responderam a pesquisa, apenas 1% fez vendas apenas pela internet. Em 57% dos casos, os comerciantes venderam tanto online como em loja física; e 42% só com atendimento presencial.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.