O varejo gaúcho vendeu menos pelo segundo mês consecutivo, queda que vem após uma sequência de quatro altas, parte sustentada pela chegada antecipada do frio. Em julho sobre junho, o recuo foi de 2,2%, desempenho pior do que a média nacional de -0,8%.
Em 12 meses, o comércio do Rio Grande do Sul ainda tem alta, de 4,5%. No varejo, a recuperação após a reabertura da pandemia começou antes do que no setor de serviços. Além disso, no primeiro semestre, a injeção de dinheiro do FGTS e do INSS sustentou vendas, mesmo com a inflação. À coluna, o presidente da Lojas Lebes e vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Otelmo Drebes, já tinha avisado que junho e julho não foram bons meses, mas acrescentou que agosto já trouxe melhora e a expectativa é boa para o pós-eleição, a Copa do Mundo, a Black Friday e o Natal.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas caiu 0,1% em julho. O acumulado em 12 meses traz avanço de 1%.
No país, as vendas do varejo caem há três meses. O Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial (Iedi) alerta para perdas reincidentes em 40% dos ramos pesquisados. O setor industrial está sempre de olho no comércio, pois precisa projetar as encomendas:
"A sequência recente de resultados negativos reflete a perda de poder de compra da população devido à inflação, o aumento dos juros e o esgotamento de medidas anticíclicas, como liberação do FGTS e antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas."
Diante da queda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu de +1,7% para +1,3% a previsão para o crescimento das vendas em 2022. O entendimento é de que o consumidor seguirá sentindo o aperto monetário, especialmente por conta do aumento da inflação, no quarto trimestre. Em curto prazo, no entanto, o cenário segue positivo, com a retomada dos níveis de ocupação e a desaceleração da inflação.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.