Apesar da baixa conclusão do curso, o Instituto Proa está abrindo uma nova turma para qualificar jovens para o primeiro emprego. Desta vez, são 2 mil vagas divididas em três turmas, com início das aulas em janeiro de 2023. É gratuito.
Na primeira edição, foram 1,35 mil inscritos, com 981 aprovados. Desses, 713 efetivamente iniciaram o curso, mas apenas 249 concluíram. Dos que finalizaram, 80 estão empregados, mas ainda são feitas, por três anos, tentativas de colocar os demais no mercado de trabalho.
À coluna, a ONG disse considerar "normal" o baixo número de conclusão. Argumenta que ainda fica acima da média de cursos do tipo: "é normal que alguns jovens descubram outros caminhos ou até se empreguem e acabem desistindo."
A iniciativa tem apoio de empresas como a Cyrela, Fundação Casas Bahia, Coca-Cola e Sabemi, além de Adtail e GetNet, que entraram agora. O curso é voltado para jovens de 17 a 22 anos que cursam ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas. A inscrição é feita pelo site. Após o cadastro, é preciso fazer prova de português e de matemática.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.