Nos achamos uma economia exportadora e integrada ao comércio internacional, mas o Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial (Iedi) mostra que não é bem assim. O Brasil é a 12ª economia do mundo, mas ocupa apenas a 26ª posição entre os maiores exportadores e a 29ª entre os países mais importadores. “Nossas exportações de manufaturados são marginais no mundo e não param de encolher: representavam 0,85% do total mundial em 2005 e 0,45% em 2020.”, enfatiza o Iedi.
Além do acesso mais fácil a insumos e tecnologia importados para melhor produtividade, a entidade entende que diversifica clientes, fornecedores e concorrentes, tendo acesso também a novas práticas de gestão. A defesa é de que empresas exportadoras crescem mais, inovam mais e pagam melhores salários.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.