Em uma decisão não muito usual da Justiça, foi cancelada a falência da Martau, tradicional marca e indústria de ventiladores e eletroportáteis de Porto Alegre. Foi determinada a realização de uma nova assembleia geral para votar o plano de recuperação judicial da empresa. A advogada Adriana Angelo, que representa a empresa, disse à coluna que a argumentação do pedido foi de que a reunião anterior, quando foi reprovada a reestruturação, foi prejudicada por ter sido online, na pandemia.
- Um dos credores se equivocou no voto. Além disso, o maior deles, o Badesul, aceitou a proposta da empresa em negociação. Esses posicionamentos foram apresentados agora no recurso à Justiça - detalha.
A comemoração do sócio-proprietário, Milton Martins, é de que conseguiu um milagre. Agora, o plano de recuperação judicial da Martau será ajustado e apresentado novamente aos credores para votação na nova assembleia. Segundo ele, a empresa está em operação.
- Claro que o período em que ficou parada afetou. É preciso retomar contratos e negociações, mas estamos trabalhando bastante para isso. Temos viabilidade econômica de manter a empresa funcionando, tivemos lucro quando operávamos. São novos desafios - afirma Martins.
Fundada em 1961, a Martau está em recuperação judicial desde 2019. O endividamento é estimado em R$ 18 milhões. A empresa tem unidades em Porto Alegre e em Alvorada, onde a operação ainda não chegou a entrar em funcionamento. O Tribunal de Justiça já havia suspendido leilões de bens.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.