O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Cervejaria de Nova Petrópolis, a Edelbrau está apostando na produção e venda de cervejas envelhecidas, quando a bebida fica por um longo período maturada em barris de madeira, que antes eram usados para acomodar cachaças. A empresa lançou neste mês o rótulo Belgian Dark Strong Ale, que passa por esse processo de fabricação. É o segundo produto envelhecido lançado pela marca em menos de um ano.
— Até o início do século 20, toda a cerveja era maturada em barris de madeira. Com o surgimento do aço inox e novas técnicas de produção, a madeira aos poucos começou a deixar de ser utilizada. Entretanto, essa técnica ainda continua viva. Alguns cervejeiros utilizam esse método, buscando produzir cervejas únicas e exclusivas — destaca o sócio Fernando Maldaner.
De acordo com o empresário, deixar a cerveja armazenada na madeira pode influenciar no sabor e no aroma da bebida. A tiragem do rótulo que está sendo lançado agora é de 550 unidades. O produto começou a ser comercializado na segunda semana de junho e já teve 100 unidades vendidas, conta Maldaner. Cada garrafa de 330 mL sai por R$ 48.
Com a Belgian Dark Strong Ale, já são duas as cervejas envelhecidas lançadas pela empresa em menos de um ano. Em dezembro de 2021, a Edelbrau lançou uma bebida envelhecida por sete meses em barris de madeira para comemorar os seus primeiros 10 anos de atuação. E como estão apostando nesse tipo de produto, inclusive para atingir um público que Maldaner chama de "mais maduro", outros dois rótulos serão comercializados até o final do ano.
— É notório o crescimento do segmento de cervejas artesanais. Nos últimos anos, elas passaram a disputar espaço com rótulos tradicionais e, agora, as envelhecidas têm ganhado destaque. As pessoas querem provar novos sabores e combinações — finaliza.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.