Pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) apontou que 46% dos comerciantes da Capital aumentaram as vendas neste Dia das Mães em relação à data no ano passado. Para estes, o crescimento nas vendas foi de 22%. A data estava gerando bastante expectativas no setor por ser a primeira com mais flexibilizações desde o início da pandemia. Para 24%, as vendas se mantiveram e, para 19%, caíram.
Para os lojistas que aumentaram as vendas, 56,5% atribuíram o crescimento à baixa da pandemia. Outros 28,3% destacaram a maior circulação nos shoppings e nas ruas, o que também tem relação direta com o arrefecimento da crise sanitária de covid-19. Compras presenciais também foram citadas pelos lojistas.
O gasto médio por consumidor foi de R$ 245. Em 87% das compras, o valor foi parcelado no cartão de crédito. Blusas, maquiagens e canecas foram os produtos mais vendidos de cada setor (vestuário, cosméticos e perfumaria, e bazar e utensílios domésticos).
Um destaque da pesquisa de expectativa para a data, divulgada na última semana pela coluna, era a queda nas vendas online. De fato, apenas 3% dos lojistas realizaram vendas apenas pelo digital. A maioria (52% dos entrevistados) vendeu tanto pela internet como em lojas físicas.
A expectativa dos lojistas da Capital era de faturar R$ 382 milhões neste Dia das Mães, 38% superior ao previsto no ano passado. Para o recém-empossado presidente da entidade, Arcione Piva, três fatores ajudaram a explicar a projeção de aumento de faturamento: a inflação — que aumenta os custos dos produtos e, consequentemente, eleva o faturamento —, a demanda reprimida de consumo e a possibilidade das famílias se reencontrarem presencialmente.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.