Previsto para Porto Alegre, o bairro planejado Camino terá 50 prédios, com 2.350 apartamentos e 815 mil metros quadrados de área total construída. Com selo internacional de sustentabilidade - chamado de LEED, o projeto é da Phorbis Empreendimentos Imobiliários, com consultoria da Petinelli. Ele foi noticiado em primeira mão pela coluna no final de 2021. O local terá, ainda, hotéis, escritórios, varejo, restaurantes, mercado e escola.
- Queremos ser catalisadores dessa busca de certificação e cuidados ao meio ambiente. Não é mais possível falar em projetos imobiliários, sem falar em sustentabilidade. Além dos processos de licenciamento, existe uma cobrança da comunidade - diz o gestor da Phorbis, Mathias Rodrigues.
Com 474 mil metros quadrados, o Camino ficará no bairro São João, bem próximo do aeroporto de Porto Alegre. Mais de um terço (38%) da área será destinado a parques e espaços verdes para exercício e lazer. O projeto prevê um grande lago de 30 mil metros quadrados, que servirá para preservação ambiental e também como infraestrutura de contenção para evitar enchentes.
O projeto segue a tendência de outros empreendimentos recentes que reúnem construções residenciais e comerciais. A ideia é dar prioridade ao pedestre, com calçadas largas e arborizadas, além de ciclovias.
- Será possível fazer tudo a pé - Rodrigues.
Licenças para o empreendimento foram dadas em dezembro de 2021 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). O Camino ficará na Avenida Jorge Benjamin Eckert. A responsável, Phorbis, é um fundo de investimento com foco no mercado imobiliário. A ideia é dar início às obras ainda em 2022. Os prédios residenciais devem ficar prontos em 10 anos e os comerciais, em 15 anos. O investimento total ainda não foi calculado, mas o valor estimado de vendas das unidades é de R$ 4 bilhões. Considerando a urbanização mais contrapartidas, o aporte é de R$ 40 milhões.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.