Começa a chegar o alívio da melhora do clima nos preços dos hortigranjeiros. Na Ceasa, aumentou nesta semana o número de produtos com reduções. Na tabela enviada à coluna pelo secretário Estadual da Agricultura, Domingos Velho Lopes, 19 itens ficaram mais baratos, 13 tiveram estabilidade e apenas três tiveram alta de preço na última semana.
Alface, vagem, tomate e agrião tiveram redução de preço acima de 25%. O mamão, que chegou a virar meme de internet de tão caro, teve queda de 22%. Couve, cenoura, batata doce, aipim e brócolis também se destacaram entre os alimentos com redução no valor.
O secretário já havia previsto para a coluna que o fim da estiagem após a volta de chuvas regulares permitiriam a redução de preço. Os primeiros hortigranjeiros a sentirem são as folhosas, que têm ciclo mais curto.
A redução de preço vem em ótimo momento. São alimentos que pesam no orçamento e na inflação. Somente no primeiro trimestre, hortaliças e verduras ficaram 63% mais caras na região metropolitana de Porto Alegre, segundo o IBGE. As frutas subiram 27% de preço. Legumes e tubérculos aumentaram 28%.
Importante, porém, lembrar que alguns custos aumentaram na produção e logística. Entre eles, os fertilizantes, conta de luz e diesel. Essa pressão sobre os preços não deixarão, tão cedo, retomar patamares anteriores à alta.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.