Um setor que emprega quase 78 mil pessoas no Rio Grande do Sul dá sinais importantes de recuperação após o baque da pandemia: franquias. O modelo de negócios que atrai novos e experientes empreendedores fechou 2021 com 9.813 unidades no Estado. É um crescimento de 14,1% sobre 2020, primeiro ano da pandemia, e superando de longe até mesmo 2019.
O maior número de unidades está nos segmentos de Serviços e Outros Negócios (25,5%), seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,3%), e Alimentação Food Service (11,1%). O maior crescimento foi em saúde e beleza, com um avanço de nada menos do que 45% sobre o ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O diretor regional André Belz entende que isso demonstra a diversidade e a versatilidade do mercado brasileiro de franquias.
O número de empregos aumentou mais ainda, com avanço superior a 15% sobre 2020. Também com destaque para o segmento de saúde e beleza. Com o crescimento, as franquias em geral estão empregando 4,2 mil pessoas a mais do que no pré-pandemia.
"No caso de Casa e Construção, a ressignificação dos lares (que passaram a reunir atividades de trabalho, estudo, lazer e maior tempo de convivência) impulsionou a realização de reformas, aprimoramentos e até a mudança de endereço/cidade em alguns casos, e o aquecimento da construção civil de forma geral foram os principais impulsionadores. Já o ramo de saúde, envolvendo redes de clínicas e farmácias, por exemplo, registrou uma demanda maior por estar diretamente ligado à pandemia. Além disso, o desejo de bem-estar, a procura por procedimentos estéticos e o redirecionamento de recursos que seriam utilizados para outros fins, como viagens e outras atividades sociais restritas nesse período, contribuíram para o crescimento de Saúde, Beleza e Bem-Estar.", diz análise da ABF sobre os dados.
Falta agora retomar o faturamento de 2019. Sobre 2020, a receita subiu 10,7%, atingindo R$ 10,4 bilhões. O setor precisa de mais R$ 400 milhões para voltar ao nível pré-pandemia.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.